ENTENDA COMO FUNCIONA A INTERNET VIA RÁDIO.

Como Funciona A Internet Via Rádio.

Sobre-01

Veja como esse serviço funciona.

E confira vantagens e desvantagens.

Morar em uma cidade onde o fluxo de habitantes e grande tem as suas vantagens. Uma delas é a facilidade de encontrar provedores de telecomunicações. Por isso, acredita-se que tem uma ótima cobertura com redes de fibra ótica e de telefonia de alta capacidade.

Porém, ainda há lugares em que os cabos não chegam por diversos motivos. Pensando nisso, vamos apresentar neste post uma alternativa: a internet via rádio. Entenda como esse serviço funciona, os pontos positivos e negativos e veja se vale a pena instalar internet via rádio na sua casa ou empresa.

A diferença.

A internet via rádio funciona através de ondas sem fio que carregam o sinal de torres de transmissão até antenas instaladas em nossas casas. Esse trabalho precisa ser feito com muito cuidado, pois estamos falando de ondas, obstáculos como prédios e até mesmo árvores podem atrapalhar o sinal. Falando de um aspecto técnico, o trabalho mais pesado é feito pelo roteador. Ele que transforma as ondas de rádio no sinal de internet que é reconhecido pelos nossos aparelhos. A velocidade da internet a rádio também é um tópico de muito interesse. Ela costuma variar de 1Mb até 20Mb para clientes residenciais. Para cliente corporativo, algumas empresas conseguem oferecer até 40Mb.

Quais as vantagens dessa tecnologia?

A primeira coisa que vem em mente quando pensamos em internet a rádio é o custo-benefício. Por conta da infraestrutura relativamente pequena, as operadoras conseguem oferecer boas velocidades por preços baixos.

Mesmo em localidades em que o cabo está disponível, algumas pessoas preferem o rádio por esse motivo: o preço. A qualidade da conexão também merece atenção. Desde que a instalação seja feita de forma correta é possível ter acesso à internet gastando muito pouco.

Lembrando que, ao contrário de redes de telefonia 4G, as operadoras rádio e fibra, não costumam aplicar limite de franquia. Portanto, o usuário pode ficar despreocupado e usar sua internet sem se preocupar com a quantidade de megabytes utilizada. Por isso, o sinal de rádio para internet pode ser uma ótima opção para pessoas ou empresas que precisem de banda larga em regiões afastadas de centros urbanos. Compare planos de internet banda larga na sua região:

E as desvantagens da internet via rádio?

Quando falamos de rádio, estamos nos referindo a um sinal de ondas que é muito sensível a interferências climáticas. Chuvas e até mesmo ventos fortes são capazes de reduzir a velocidade de conexão e até mesmo provocar quedas do sinal.

Fora isso, os problemas da tecnologia estão ligados à falta de qualidade do serviço prestado, como antenas mal instaladas (frouxas) e roteador mal configurado. É importante saber: as empresas de internet via rádio cobram pelo serviço de instalação. Os valores não costumam ser baixos, mas sim maiores que a mensalidade do plano contratado.

Antes de contratar uma banda larga, confira os preços e velocidades.

Quais as opções de internet via rádio?

Faça uma rápida pesquisa no Google para saber quais empresas que oferecem internet via rádio na sua região, são diferentes operadoras do mercado. Os valores são questionáveis diante da velocidade entregue. Além disso, em uma pesquisa no Google com os comentários dos usuários, percebe-se uma grande irregularidade: parte dos usuários estão satisfeitos com os serviços, outros reclamam da velocidade, de quedas e até do próprio atendimento.

Afinal, vale a pena ter internet via Rádio?

Chega aquele momento em que é preciso escolher qual plano de internet contratar. Como mostramos acima, quando o assunto é internet via rádio. Lembre-se: em uma comparação direta, as redes sem fio sempre perdem em alguns requisitos como planos de alta velocidade (acima de 40Mb), estabilidade e disponibilidade para estruturas físicas. O rádio pode ser uma boa alternativa, mas você tem que verificar a disponibilidade.